sábado, 4 de abril de 2009

Atividade 2: Linguagem Verbal e Linguagem Visual.

Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?

A linguagem verbal e a não verbal é a chave da criação do desenho. Explorar tais potencialidades é importante, assim como, auxiliar o aluno a perceber isso.
Dessa forma, trabalhar com desenho em sala de aula, não pode mais ser algo no campo do desenho livre ou do desenho pronto para ser pintado conforme o modelo. É preciso sensibilizar o aluno, levá-lo a perceber que todos podem se expressar através da arte, utilizando materiais de que disponha ou que atendam ao que quer expressar.
Creio que uma primeira atividade, poderia ser desenvolvida através do olhar do aluno sobre as coisas que o cercam, seguindo de um questionamento: Como expressar o que sinto, observando as coisas do mundo, através da arte.
E disponibilizar uma série de materiais, tais como revistas para recorte, tintas, pincéis, canetas, lápis, jornais, papéis coloridos, retalhos, palitos... enfim, tudo o que for possível para ser utilizado em uma composição.
Pode-se colocar uma música de fundo, através de um CD onde tenha uma coletânea de ritmos variados, para dar a “inspiração”.

2 comentários:

  1. Para se trabalhar o desenho em sala de aula é preciso fazer que o aluno se sinta à vontade para desenvolver a sua idéia por meio do desenho. Entender a realidade vivida pelo aluno pela expressão dos traços e cores em um trabalho significa ir além da técnica ou material utilizado para tal, mas ter contato com suas experiências de vida, o que pode ser muito engrandecedor para o professor. Os materiais utilizados podem ser desde o lápis e papel até as ferramentas eletrônicas com as quais os jovens tem acesso hoje em dia (paint brush, corel draw, photoshop). As motivações podem ser baseadas de acordo com o calendário de festas folclóricas, estações do ano, datas comemrativas, fatos da atualidade e etc.

    ResponderExcluir
  2. Concluindo o que meus amigos disseram, toda criança desenha. Tendo um instrumento que deixe sua marca: a varinha na areia, a pedra na terra, o caco de tijolo no cimento, o carvão nos muros e calçadas, o lápis, o pincel com tinta no papel, a criança brincando vai deixando sua marca, criando jogos, contando histórias. A criança desenhando está afirmando a sua capacidade de designar.
    É o desenho da sua pipa, o risco da amarelinha, o castelo de areia, ou como organiza as panelinhas, as bonecas, etc.
    Entendemos como desenho o traço no papel ou em qualquer superfície, mas também a maneira como a criança concebe o seu espaço de jogo com os materiais de que dispõe.
    O desenho é sua primeira escrita.
    Ela desenha para falar de seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.É dever do professor motivar tais descobertas e não "castrar" a imaginação da criança.

    ResponderExcluir