sexta-feira, 17 de abril de 2009

Atividade 3: Pesquisa sobre desenho

Objetivo: Pesquisar sites sobre desenho.
Comentar o que achou mais interessante.
Disponibilizar links e imagens.


Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado. O desenho é utilizado nos mais diversos segmentos profissionais, tornando a arte diversificada a diferentes contextos.

Existe o desenho de projetos, onde é trabalhada toda estrutura e detalhe de uma construção, há também o desenho de composição pictórica, quando o artista expressa no papel situações que estão ocorrendo em tempo real, esse tipo de desenho é bastante utilizado em tribunais durante julgamentos, em que a presença de câmeras fotográficas ou algo do gênero não é permitida, os desenhistas tentam retratar de forma mais real possível todos os momentos e detalhes do julgamento, para que quando outras pessoas olharem o desenho tenham a sensação de que estavam presentes na cena.
Há desenhos simples onde é empregada pouca técnica e outros onde a sofisticação se faz presente. Atualmente, existem cursos técnicos e superiores direcionados ao desenho, quando são trabalhados todos os seus aspectos, criando assim profissionais capacitados na arte de desenhar.



Imagens abaixo retiradas de:

Cadernos de Viagem (fonte http://desenhosdodia.blogspot.com/)









3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O Desenho é uma das mais importantes formas de expressão artística ou técnica. É por ele que conseguimos expor formas e texturas, sejam elas baseadas no ambiente de realidade em que nos encontramos ou de concepções da nossa própria imaginação. O desenho pode ser o ponto de partida para uma grande obra ou pode ser a finalização de um projeto, uma idéia. Podemos afirmar com isso que ele possui diversas aplicações e é uma ferramenta muito utilizada desde o início das civilizações, com as pinturas pré-históricas nas cavernas, até a modernidade, nos conceitos da computação gráfica.
    O mais interessantes nos blogs de desenhos e gravuras são as diversas técnicas empregadas pelos autores. Eis alguns que eu achei bem interessante:
    http://meusseusnossosdireitos.spaceblog.com.br/r17469/Desenhos-fotos-gravuras-e-pinturas/
    http://kikodinucci.multiply.com/photos/album/2/DESENHOS_01
    http://diariografico.com/
    http://galeriaharrison.arteblog.com.br/r863/GRAVURAS-emolduradas-p-venda/
    E o meu favorito: http://catarinamgarcia.blogspot.com/2009/01/mais-desenhos.html

    ResponderExcluir
  3. Dos links disponibilizados pela professora Joyce o que mais me chamou a atenção foi o do Desenhador do Cotidiano. Lembrei-me da última aula sobre o gesto na representação gráfica. Dos croquis ou esboço, onde o artista faz desenhos rápidos anotando elementos importantes que se tornam referência para o desenvolvimento do desenho final.

    ResponderExcluir