segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como trabalhar o desenho na sala de aula


Sentia-me muito mal quando a professora chegava em sala de aula e , por não ter uma atividade mais interessante, pedia que fizessemos um desenho livre. "Faz qualquer coisa..dizia ela...." Creio que fica um pouco de desvalorização do potencial do desenho e desenhista, implícitos.


Por ser o desenho uma forma de expressão, creio que uma boa maneira de fazer com que o aluno desenhe, é despertando no mesmo, a curiosidade. Exemplo: suponhamos que você vá trabalhar com seus alunos o surrealismo. Após conversar um pouco sobre o tema, indique-lhe alguns representantes - Dali, Miro - (Sofá lábios de mãe, Cão latindo), comente algumas de suas telas e, em seguida, peça que façam um retrospecto na historia, e imaginem como deve ser a tela.

Haveá, certamente, inúmeras representaçãos, algumas, inclusive, bem próximas, mesmo sem nunca terem visto as telas.


Após o desenho de criação, uma visita ao laboratório de informática é importantíssimo. Lá , o aluno poderá fazer uma comparação de sua criação, com as telas citadas em sala. Uma visita, a partir daí , a exposições virtuais ou não, ajuda bastante, quando se pode , a partir do reconhecimento partir para a criação, com temáticas voltadas sempre para a realidade do aluno, temas que o façam refletir e, ao mesmo tempo, possilitem a expressão de sentimentos e , tantas vezes, indignação.

Um comentário:

  1. Amigos, onde se lê: havea e representaçãos,, leia-se: haverá e representações. Obrigada.

    ResponderExcluir